quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto Manatí capacita jovens de Iparana para atendimento a encalhes de mamiferos marinhos

Na manhã da terça-feira, 11 de outubro, o Projeto Manatí realizou mais uma oficina de primeiros socorros de mamíferos marinhos, desta vez na comunidade de Iparana, município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O foco foram os 14 adolescentes que participam do Projeto Brigada da Natureza, principal projeto do Programa de Educação Ambiental da AQUASIS. Todas as terças, quartas, quintas e sextas-feiras pela manhã, os brigadistas realizam atividades sócio-ambientais, esportivas e musicais dentro das dependências do SESC Iparana e da AQUASIS. A oficina abordou a biologia dos mamíferos marinhos, hábitos alimentares, causas de encalhes e primeiros socorros aos animais encalhados vivos ou mortos. Contemplou uma esquete teatral na qual os adolescentes simularam um encalhe de filhote de peixe-boi e as providências corretas a serem tomadas.







Para a AQUASIS, a ação representou um intercâmbio valioso de conhecimentos entre Projetos (Manatí e Brigada da Natureza) e, num âmbito maior, entre Programas (Mamíferos Marinhos e Educação Ambiental). Também serviu para reforçar a divulgação das atividades do Projeto Manatí para as comunidades do entorno : Parque Leblon, Guaié, Iparana e Pacheco, onde moram os adolescentes e onde está localizada a sede da AQUASIS, e futuramente o novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (Iparana).

Durante a Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí no litoral leste do Ceará, a oficina de primeiros socorros a mamíferos marinhos foi ministrada nas comunidades de Redonda, em Icapuí e São Chico, Quixaba e Majorlândia em Aracati. A última etapa da Campanha está sendo realizada em Cajueiro da Praia/PI. O Projeto Manatí é executado pela Aquasis e SESC Ceará, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário