quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Manatí realizará regata de mini-jangas do peixe-boi em Quixaba, Aracati


A Aquasis e o SESC Ceará realizarão nos dias 01 e 02 de outubro, a REGATA DO PEIXE-BOI MARINHO. O evento faz parte da campanha de educação ambiental do Projeto Manatí, no município de Aracati. O objetivo da campanha é sensibilizar os moradores da região para a conservação do peixe-boi marinho e dos ecossistemas e recursos costeiros dos quais os povos do mar dependem.


O Projeto Manatí tem patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e o evento conta com o apoio do Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Aracati, Radio canoa FM, Recicriança,CECIM, Academia 40º (Neto), Pousada e Barraca Velho Marujo (Cida), Barraca Nascer do Sol (Fátima), Tocumó Bar (Comzeta), Mana Moda Praia e Barraca de Praia do Símbolo de Canoa Quebrada (Casqueiro).

O evento terá várias ações educativas, como oficinas, jogos ecológicos, cortejo cultural de tambores do Bumba Peixe-boi, teatro, contação de histórias, desfile cultural local, artesanato, limpeza de praia, apresentações de tradições populares como a caninha verde e o coco de praia, capoeira e a primeira REGATA DO PEIXE-BOI MARINHO do município, aonde teremos categorias mini-botes, minijangadas e paquetes com 70 participantes inscritos.

Junto na organização do evento com a AQUASIS estão os moradores de Quixaba: Dna Maria, Sr Elsio, Dedé, Joca, Diego, Rita, Gabriel e Bruno (Grupo de Boi e Reisado Filhos de Quixaba).

As comunidades envolvidas são Quixaba, Estevão, Majorlândia e São Chico. Estima-se mais de 500 pessoas envolvidas por dia no evento. No sábado, 17 crianças e adolescentes do Projeto da Brigada da Natureza, embarcam para Quixaba aonde irão participar com seus tambores e músicas com temas ecológicas da programação da Regata, será uma promoção e intercâmbio de adolescentes das duas comunidades, em torno de um objetivo comum a proteção e a conservação da natureza.

Preservar o peixe-boi, ampliar a sensibilidade das comunidades e da importância de seus recursos naturais são as grandes metas do evento que traz um esforço de uma ação articulada com a Secretaria de Educação de Aracati e instituições como o SESC, Recicriança e as lideranças comunitárias de Quixaba, Estevão, São Chico e Majorlândia. Na quinta-feira, pela manhã, duas equipes de educadores uma da AQUASIS com cinco pessoas e outra de cinco pessoas da sala de Ciências do SESC estarão indo para este grande evento - que envolve cidadania, cultura e ciência - encontrar-se, em
Aracati com outra equipe de 10 educadores do SESC LER ARACATI e os professores das quatro escolas envolvidas no projeto. Todos estarão mobilizados para a conservação e proteção do Peixe-boi marinho.



Uma das conquistas da execução do Projeto Manatí, em conjunto com a Câmara Municipal de Aracati, foi a criação da lei municipal de Aracati do “Dia Municipal do Peixe-boi Marinho”; dia 04 de outubro, que será pela primeira vez comemorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário