segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Centro de Reabilitação de Mamiferos Marinhos recebe mais um filhote de peixe-boi

Com apenas 1,17m de comprimento, 25 kg e menos de 15 dias de nascida, “Branca” foi resgatada no dia 19 de setembro na praia de Areias Alvas, município de Grossos, no Rio Grande do Norte. O nome “Branca” é uma homenagem a uma moradora da região de Areias Alvas que resgatou o filhote e prestou os primeiros socorros até a chegada da equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca/ UERN.
“Branca” é o terceiro filhote de peixe-boi encalhado este ano na região entre o leste do Ceará e o oeste do Rio Grande do Norte, e o segundo resgatado vivo. O primeiro encalhe foi de um filhote morto na praia de Manibu, município de Icapuí/CE em Fevereiro. O segundo foi de um filhote vivo na praia do Rosado, município de Porto do Mangue/RN em Março.


A equipe do PCCB/UERN permaneceu até a tarde do dia 21 de setembro monitorando a região à procura da fêmea para tentar a reaproximação da mãe e do filhote. No entanto, por não ter sido encontrada, o filhote foi trazido na manhã do dia 22, quinta-feira, para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da AQUASIS e SESC/CE, onde deve permanecer por um período mínimo de 15 dias para então ser transportado via avião para o Centro Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio em Itamaracá/PE. Atualmente a reabilitação dos filhotes de peixe-boi resgatados no CE e RN é feita no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do CMA.


A partir do segundo semestre de 2012, todos os filhotes de peixe-boi resgatados com vida no litoral do CE e oeste Potiguar serão reabilitados no novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, que é um dos objetivos do Projeto Manatí, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário