segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Encalha a primeira baleia-jubarte da temporada de 2011 no Ceará

               Na última sexta-feira, 09 de setembro de 2011, a equipe do Projeto Manatí foi informada sobre o encalhe de uma baleia na Praia de Caetanos II, localizada no município de Amontada. Um colaborador do projeto que encontrou a carcaça relatou que a baleia estava bastante decomposta e diversas partes do seu corpo estavam espalhadas pela praia.
               A equipe articulou contatos com a prefeitura municipal de Amontada para realizar o enterro, visto que a presença de uma carcaça de baleia na praia é um risco para a saúde pública. No dia seguinte os técnicos do Projeto Manatí foram ao local para realizar o registro, coletar amostras, acompanhar e orientar o enterro.
               Apesar do estágio de decomposição avançado e ausência de diversas partes do corpo, incluindo a cabeça, foi possível identificar que se tratava de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) pelo tamanho e formato das nadadeiras peitorais, características da espécie. O tamanho e sexo não puderam ser determinados, assim como a causa do encalhe.



               Os encalhes de baleias-jubarte são mais comuns no segundo semestre, pois nessa época elas migram de aguas frias da Antártida, onde se alimentam, para águas quentes do nordeste do Brasil, onde se reproduzem e tem seus filhotes. Alguns animais chegam mais fracos e doentes e acabam encalhando.  
               No Ceará, os encalhes de jubartes são pouco comuns, sendo este o primeiro registro da temporada de 2011 e o décimo para todo o estado desde 1992. Apesar dos poucos estudos no estado, a presença da espécie nos mares cearenses tem sido relatada com mais frequência por pescadores e funcionários de plataformas de exploração de petróleo. Acredita-se que o crescimento populacional recente pode estar levando os animais a ocuparem suas antigas áreas de distribuição.
              O atendimento a encalhes de mamiferos marinhos é um dos objetivos do Projeto Manatí, executado pela Aquasis e SESC Ceará, com patrocinio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Através desta ação, será possível identificar as espécies que ocorrem no estado e os principais locais de encalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário