segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto Manatí realiza cursos de capacitação no litoral leste do Ceará

Entre os dias 12 e 15 de Setembro de 2011, o Projeto Manatí realizou a terceira etapa da campanha de capacitação de colaboradores para resgate de mamíferos marinhos. Os municípios abrangidos foram Icapuí, Aracati e Beberibe, no litoral leste do estado. O objetivo da capacitação foi ensinar aos moradores os procedimentos básicos de primeiros socorros a mamíferos marinhos que encalham vivos e as precauções e condutas com animais mortos. A parte teórica abordou a biologia dos mamíferos marinhos, causas de encalhe e como proceder nestas situações. Em seguida, a parte prática simulou o resgate de um golfinho ou filhote de peixe-boi encalhado.
O primeiro curso foi realizado no dia 12 de setembro na sede da Estação Ambiental Mangue Pequeno, gerenciada pela ONG Fundação Brasil Cidadão, em Requenguela. O curso contou com a presença de 23 participantes das comunidades de Requenguela e Barreiras de Cima, município de Icapuí.

 No dia 13 pela manhã, a segunda capacitação foi dada para 16 jovens e adultos das comunidades de Quitérias e Tremembé, também em Icapuí. No mesmo dia à tarde, o terceiro curso foi realizado na sede da ONG Recicriança, localizada na Vila do Estevão, ao lado de Canoa Quebrada no município de Aracati. A ONG é uma antiga parceira da AQUASIS e já ajudou a resgatar golfinhos e filhotes de peixes-boi que encalharam na região. Entre os 19 participantes estavam professores, monitores da ONG, além de pescadores e moradores.




O quarto curso foi feito na sede da Associação dos Bugueiros de Morro Branco, município de Beberibe. A capacitação contou com a presença de 26 participantes entre pescadores e bugueiros. No dia seguinte, ainda em Beberibe, foi realizado o curso na Prainha do Canto Verde. Vinte e cinco pessoas, entre elas pescadores, lideranças comunitárias, moradores e analistas ambientais da Reserva Extrativista - Resex Prainha do Canto Verde estiveram presentes.



No total foram capacitadas 109 pessoas durante os cursos no litoral leste. O grande número de colaboradores capacitados neste trecho litorâneo é de extrema importância por ser uma área crítica de encalhes, principalmente de filhotes de peixes-boi. A próxima etapa da campanha será executada no litoral oeste, abrangendo os municípios de Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru.
As capacitações fazem parte da campanha de formação de multiplicadores do Projeto Manatí, executado pela Aquasis e SESC Ceará com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário