segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Baleia jubarte de 12 metros encalha morta em praia do Ceará

Na manhã da última sexta-feira, dia 28 de outubro, a equipe de resgate do Projeto Manatí foi informada através da equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca – PCCB/UERN sobre um encalhe de uma baleia no município de Icapuí, no litoral leste do Ceará. Tratava-se de um indivíduo macho da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae) medindo cerca de 12 metros de comprimento encontrado na praia de Melancias de Baixo.



A carcaça estava em estado avançado de decomposição, porém foi possível registrar cortes de facas nas nadadeiras peitorais e diversas mordidas de tubarão ao longo do corpo da baleia. Os técnicos da equipe de resgate do Projeto Manatí, com auxílio da equipe do PCCB, realizaram a biometria e coletaram amostras biológicas (pedaços de gordura e pele) para pesquisas. Em seguida a baleia foi enterrada com a ajuda de duas escavadeiras cedidas pela Prefeitura de Icapuí, próximo ao local onde foi encontrada.


O encalhe de baleias da espécie jubarte é comum no Brasil nesta época do ano. Durante o segundo semestre, que vai de Junho a Novembro, a espécie migra para as águas quentes do nordeste do Brasil para se reproduzir. Algumas chegam doentes e mais fracas e acabam morrendo. Em setembro deste ano, um exemplar encalhou morto na praia de Caetanos II, no município de Amontada, no litoral oeste do Ceará. Recentemente a equipe do PCCB/UERN atendeu a um encalhe de uma baleia jubarte viva na praia de Upanema, no município de Areia Branca/RN. Após 3 dias de operação, a baleia de cerca de 12 metros foi  solta em alto mar. De acordo com a equipe do PCCB/UERN, a baleia não foi mais avistada e, segundo o coordenador de resgate do Projeto Manatí - Antônio Carlos Amâncio, provavelmente não poderia ser a mesma encontrada em Icapuí, devido ao tempo de decomposição (cerca de 15 dias) desta.
O atendimento a encalhes de mamíferos marinhos é um dos objetivos do Projeto Manatí, executado pela Aquasis e SESC Ceará, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Através desta ação, será possível identificar as espécies que ocorrem no estado do Ceará, os principais locais de encalhe e as possíveis causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário