segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pesquisadores do Projeto Manatí investigam morte de peixe-boi

No dia 23 de setembro de 2011, um pescador encontrou um peixe-boi-marinho morto próximo à costa da Praia de Ponta Grossa, situada no município de Icapuí. O pescador retirou o animal da água e entrou em contato com a Equipe de Resgate do Projeto Manatí para comunicar o encalhe. No local, biólogos confirmaram que se tratava de um jovem macho com dois metros de comprimento, com idade estimada em menos de dois anos. A carcaça foi levada para a Aquasis para realização da necropsia e investigação da causa da morte.


               O peixe-boi estava em um bom estado corporal e não apresentava marcas de emalhe em rede de pesca ou sinais de colisão com embarcação. No exame interno foi diagnosticada uma peritonite, infarto do miocárdio e edema pulmonar hemorrágico. Exames complementares foram realizados e indicaram que a causa mortis foi insuficiência cárdio-respiratória, provavelmente de origem infecciosa.


              
O encalhe de peixes-bois juvenis e adultos é pouco comum no Ceará, sendo mais comumente registrados os encalhes de neonatos vivos. Grande parte desses animais encontrados mortos tiveram o óbito relacionado à atividades humanas, como captura em redes de arrasto de camarão e colisão com embarcação.  A mortalidade por causas naturais de jovens e adultos é pouco registrada, principalmente pela alta longevidade da espécie e sua notável resistência à doenças. Dessa forma, a perda precoce desse indivíduo é bastante representativa para a população, que já tem seu tamanho reduzido e se encontra bastante ameaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário