quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Filhote de peixe-boi é transportado para o Centro Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá/PE

Na madrugada do dia 18 de outubro, terça-feira, o filhote de peixe-boi “Branca” que encalhou em Areias Alvas, no Rio Grande do Norte, deixou o Centro de Reabilitação do Projeto Manatí e seguiu de avião para Recife/PE. Durante o vôo, Branca se mostrou um pouco agitada, porém seguiu tranquilamente em boa parte da viagem. Durante o trajeto, foi monitorada sua temperatura e freqüência respiratória e aplicado óleo mineral sobre a pele para mantê-la úmida.  A aterrissagem ocorreu por volta das 6h40 e às 8h30 Branca chegou ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) do CMA/ICMBio na Ilha de Itamaracá/PE.

Branca passou por alguns exames e em seguida foi colocada em uma das piscinas de quarentena do CRAS/CMA/ICMBio. O filhote será amamentado por pelo menos 2 anos, tempo que os filhotes recebem os cuidados maternos em vida livre. Depois disso, o leite será trocado gradualmente pela alimentação natural (capim-agulha e algas) para que o animal futuramente seja reintroduzido ao ambiente natural.


A partir do segundo semestre de 2012, os filhotes de peixe-boi que encalharem no litoral do Ceará e Rio Grande do Norte serão reabilitados no novo CRMM/AQUASIS/SESC, financiado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e soltos nos seus locais de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário