segunda-feira, 4 de julho de 2011

Em Campanha de Educação Ambiental, Projeto Manatí realiza oficinas de reaproveitamento de óleo e atendimento a encalhes

De 13 a 17 de junho, a equipe da Campanha de Educãção Ambiental do Projeto Manatí esteve no município de Aracati, no leste do Ceará. A equipe formada pelos biólogos Juaci Araújo, Katherine Choi e Juliana Umezaki realizaram diversas atividades com adultos e crianças em comunidades costeira do município.

Para os adultos, o destaque foi a oficina de reaproveitamento de óleo de cozinha para a fabricação de sabão. As aulas foram realizadas em Quixaba e Estevão, e contou com um total de 40 participantes. Durante a oficina, os moradores aprenderam o mal que o óleo de cozinha descartado incorretamente pode trazer ao meio ambiente. A maioria afirmou que não tinha conhecimento disto, e que descartava o óleo usado no lixo, na pia, ou no solo mesmo. Este óleo pode contaminar cursos d'água e lençóis freáticos. Dessa forma, pode impactar a vida do peixe-boi marinho na região, uma vez que estes bebem água doce em olheiros localizados no mar, cuja água vem do lençol freático.


Para crianças e adolescentes das Escolas Antonieta Cals, em Majorlândia; São Francisco, em São Chico; e Heriberto Porto, em Quixaba, a Oficina de primeiros socorros de mamíferos marinhos fez muito sucesso e contou no total com a participação de 68 alunos. Durante as aulas foram repassados conhecimentos básicos sobre a anatomia desses animais e o que as pessoas podem fazer quando encontram um golfinho ou peixe-boi encalhados vivos na praia.



Esta foi a penúltima viagem da campanha para o municipio de Aracati. Na próxima será realizada a Regata de mini-jangadas do peixe-boi, ainda sem data definida.

O municipio de Cajueiro da Praia, no Piauí, será o próximo destino da campanha. Nesta localidade que fica na divida do PI com o CE, os peixes-boi vivem em um saudável e belo estuário formado pelos rios Timonha e Ubatuba, onde praticamente não há encalhes da espécie. A equipe do Projeto Manatí irá ajudar a comunidade e parceiros locais a manterem o ambiente preservado para manter a qualidade de vida do peixe-boi e dos moradores de Cajueiro.

O Projeto Manatí é executado pela Aquasis e SESC Ceará, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! Sugestão: uma forma com relevo, para que o sabão tenha o desenho do peixe-boi. Assim, lembrarão dele sempre.
    Weber Girão
    www.soldadinhodoararipe.blogspot.com

    ResponderExcluir