Na manhã de hoje a equipe de resgate do Projeto Manatí recebeu uma chamada para atender um encalhe de um golfinho-cabeça-de-melão que encalhou vivo na praia da Emboaca, no município de Trairí, oeste do Ceará.
Moradores do local com o auxílio de policiais da BPTUR, que receberam treinamento do Projeto Manatí no mês passado para o atendimento a encalhes de mamiferos marinhos vivos, resgataram o animal e permaneceram com ele na agua até a chegada da equipe.
De acordo com médico veterinário Vitor Carvalho, a situação é crítica, pois apesar do animal apresentar um bom estado corporal, está sem reflexo e não se movimenta na água. A equipe resolveu levar o golfinho para uma pequena lagoa localizada na comunidade, onde o manejo é facilitado pela ausência de ondas e a profundidade de aproximadamente 1 m.
O animal foi medicado e será hidratado, e na segunda-feira será providenciado um exame de sangue para verificar se há alguma infecção. Até lá a equipe permanecerá no local monitorando o golfinho 24h por dia.
O Projeto Manatí é executado pela ONG cearense Aquasis em parceria com o SESC Ceará, e conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário