segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto Manatí monitora baleia Piloto ferida em Quixaba, Aracati, no leste do Ceará

 Desde a manhã de ontem uma equipe do Projeto Manatí monitora um espécime de baleia Piloto nas proximidades da praia de Quixaba, Aracati, litoral leste do Ceará. O animal, que tem aproximadamente 4 metros de comprimento, tem um ferimento na cabeça e parece magro. O coordenador da equipe de resgate, o biólogo Antonio Carlos Amancio, tentou se aproximar da baleia para verificar melhor sua condição, no entanto a mesma não permitiu aproximação.



O médico veterinário da equipe, Vitor Carvalho, observou o animal e indicou que pelo comportamento e estado corporal, há grandes chances da baleia encalhar. Por isso, há uma equipe do Projeto manatí monitorando as praias da região, e outra tentando acompanhar o animal no mar.

As baleias-piloto, da espécie Globicephala macrorhynchus, são cetáceos oceânicos que formam grandes grupos. De acordo com a coordenadora do Projeto Manatí, a bióloga Carol Meirelles, este animal deve estar muito debilitado para estar sozinho em águas tão rasas, e acredita-se que irá encalhar nos próximos dias.


O Projeto Manatí é executado pela Aquasis em parceria com o SESC Ceará, e com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. O objetivo do projeto é a conservação do peixe-boi marinho e outras espécies que ocorrem na costa do CE, RN e PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário