quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto Manatí capacita parceiros para atender encalhes de mamiferos marinhos

Em abril deste ano o Projeto Manatí deu início à Campanha de capacitação para atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no Ceará. Inicialmente os cursos foram ministrados para parceiros institucionais que tem auxiliado a equipe do projeto nos resgates ou solturas de animais vivos, como Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, PMTUR e Defesa Civil. A partir do fim de junho, os cursos serão oferecidos para moradores de comunidades costeiras do Ceará. 

Durante os cursos, ministrados pelo coordenador de resgate do projeto, Antonio Carlos Amancio, foram repassadas noções básicas para o atendimento a mamiferos marinhos encalhados vivos ou mortos. No caso de animais vivos, os participantes aprenderam como devem manter um animal suspenso na água, ou um animal muito grande que esteja encalhado na areia. Todas as instruções foram repassadas enfatizando a necessidade de manter a segurança do animal e de quem está no manejo.

Capitania dos Portos

O primeiro curso da Campanha foi realizado na Capitania dos Portos do Ceará, no dia 06 de maio de 2011 e contou com a presença de 26 militares. O Tenente Gustavo gentilmente coordenou a organização do curso junto a Capitania.
A Capitania dos Portos tem auxiliado a Aquasis e Projeto Manatí na soltura de golfinhos após reabilitação.


Corpo de Bombeiros do Mucuripe

Com a ajuda do comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros do Mucuripe, Major Barreto, o Projeto Manatí ministrou o curso de capacitação para 17 bombeiros no dia 07 de abril de 2011. O Corpo de Bombeiros tem auxiliado no resgate e soltura de mamíferos marinhos vivos.



 Corpo de Bombeiros do Icaraí

No dia 06 de maio, o curso de capacitação foi ministrado para 34 bombeiros do Quartel do Icaraí. O Major Gladson, comandante do quartel, gentilmente organizou o espaço para o recebimento da equipe do Projeto.


Polícia Ambiental

Com o auxílio do Major Marcos Costa, comandante da Polícia Ambiental, o curso foi ministrado para 24 policiais no dia 10 de maio. Esta parceria tem sido importante no resgate de animais vivos, e até mesmo um helicópetro já foi viabilizado para o transporte de um filhote de baleia.




Defesa Civil

No dia 16 de maio, o coordenador de resgate do Projeto Manatí, Antonio Carlos Amancio, ministrou o curso para a Defesa Civil do Estado do Ceará com o auxílio do seu Coordenador Geral, Coronel Leandro. O curso contou com a participação de 20 pessoas.




Nucleo de Busca e Salvamento dos Bombeiros

No dia 02 de junho, o curso foi ministrado no Núcleo de Salvamento da Leste-Oeste, com a colaboração do Capitão Aroldo, Segundo Comandante do Quartel. Estiveram presentes 33 bombeiros. Este núcleo tem colaborado de diversas formas com o Projeto Manatí, tanto na capacitação da equipe em cursos de mergulho, quanto no resgate e soltura de animais vivos.

Próximos cursos

No dia 16 de junho, amanhã, às 09:00h da manhã, a Campanha de Capacitação estará acontecendo no Batalhão da BPTUR, em Fortaleza. O Coronel Alencar, comandante da PMTUR, gentilmente assessorou nossa equipe para promover o curso junto aos policiais. Os policiais da PMTUR sempre informam a equipe de resgate do projeto sobre os encalhes nas praias e auxiliam nos atendimentos.

Na última semana deste mês, a Campanha será iniciada nas praias do litoral leste do Ceará, com parceiros pré-cadastrados em viagens de informação ambiental do projeto.


O Projeto Manatí é executado pela Aquasis e SESC Ceará com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário