terça-feira, 7 de junho de 2011

Baleia Piloto é medicada e solta por equipe do Projeto Manatí

Na tarde de hoje, a equipe de pesquisadores do Projeto Manatí que monitorava a baleia piloto na praia de Quixaba, Aracati, decidiu conter o animal para verificar melhor seu estado de saúde. O animal estava desde sábado, dia 04 de junho, vagando pelas águas rasas de Aracati. Como a espécie tem hábitos oceânicos, a equipe decidiu que seria melhor tentar medicar  e soltar a baleia longe da costa. Isto aumentaria suas chances de sobreviver, uma vez que a cada dia que o animal permanecia em águas rasas, seu estado nutricional piorava.


Com a ajuda de moradores da comunidade de Quixaba, a baleia foi trazida para o raso com o auxílio de uma rede de emalhar. No seco, o médico veterinário da equipe, Vitor Carvalho, pode examinar o animal, verificando as frequências cardíaca e respiratória. Após a aplicação de medicamentos de suporte, como vermífogos e vitaminas, a baleia foi rebocada em uma estrutura flutuante até cerca de 4 milhas náuticas da costa. No local., após ser solta, ela se deslocou rapidamente em direção a alto mar, de acordo com o coordenador de resgate, Antonio Carlos Amancio.



A equipe do Projeto Manatí irá monitorar as praias da região para ter certeza de que o animal não voltou à costa ou encalhou.

Caso o animal encalhe, a reabilitação deverá ser feita em ambiente natural, uma lagoa costeira ou barra de rio, uma vez que no Brasil não existem estruturas adequadas para tratar uma animal deste porte, com mais de 5 m de comprimento.

Qualquer informação sobre o encalhe ou observação da baleia pode ser repassada para a equipe de resgate através dos telefones (85) 3318-4911 e 9675-0665 (Plantão 24hs, aceita ligação à cobrar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário