quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto Manatí promove oficinas de percussão com jovens para o Casamento do Peixe Boi no Piauí

Encontro dos cortejos do Cavalo Marinho e Peixe-Boi














A luta pela defesa e respeito ao meio ambiente também é levada a cabo com a ajuda de cultura e celebração. Esse é o caso do Casamento do Peixe-Boi e do Cavalo Marinho, festa promovida nos municípios piauienseses de Cajueiro da Praia e Barra Grande pela Universidade Federal do Piauí, Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e Governo do Estado do Piauí com o auxílio de parceiros como o Projeto Manatí e Comissão Ilha Ativa.

O casamento, que é o encontro de dois desfiles de corsos na praia de Barrinha, situada entre as duas comunidades, é um evento de três dias de festividades que visa criar o contato lúdico e cultural da população com o seu patrimônio natural, incentivando a sua valorização. O cavalo-marinho representa Barra Grande e o peixe-boi a comunidade de Cajueiro da Praia. A festa ecológica ainda conta com convidados de outros municípios que aumentam a beleza do espetáculo com fantasias de tartarugas, capivaras, caranguejos, tatus e outras espécies da fauna local.


Crianças fantasiadas de tartarugas marinhas participam da festa

O Projeto Manatí atua em Cajueiro da Praia com campanhas de educação ambiental e grupos de jovens. Em maio desse ano, foi realizada oficina de construção artesanal de instrumentos de percussão para a utilização em ações locais, como a celebração do casamento. Com a ajuda do luthier Vanildo Franco, os jovens construíram tambores, ganzás, caixas e xequerês. Agora, desde quinta-feira os participantes do programa de capacitação do Projeto Manatí, realizaram oficinas de percussão, onde aprenderam a utilizar os instrumentos, e apresentações em cortejos para a sua comunidade.


Grupo de jovens prontos para apresentações em sua comunidade


Ensaio do grupo com a equipe do Projeto Manatí e Pesca Solidária


Além das festividades e atividades culturais realizadas pelo Projeto Manatí em parceria com a CIA, Cajueiro da Praia também contou com a presença do Projeto Limpando o Mundo, também realizado pela Aquasis, que promoveu limpezas coletivas na orla do rio Timonha.


Grupo de voluntários separa lixo retirado da orla para reciclagem



O município de Cajueiro da Praia é de extrema importância para a biodiversidade marinha nordestina por ser o local de encontro dos rios Timonha e Ubatuba, sendo considerado um santuário para diversas espécies, entre elas o peixe-boi marinho.

Grupo de voluntários ajudando a limpar a orla do rio Timonha e preservar a beleza de Cajueiro da Praia








Nenhum comentário:

Postar um comentário