segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto Manatí realiza treinamento de voluntários para resgate de mamíferos marinhos

Na manhã da última sexta-feira, dia 04 de novembro de 2011, o Projeto Manatí realizou o treinamento de resgate e reabilitação de mamíferos marinhos com os voluntários do Programa de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Marinhos/PMM da AQUASIS.
 Os nove voluntários são estudantes universitários dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca e estão sendo capacitados para auxiliar nos eventos de resgate e reabilitação dos animais que venham a encalhar vivos ou mortos no litoral do Ceará.

Durante o treinamento, o coordenador de resgate do Projeto Manatí – Antônio Carlos Amâncio ensinou os primeiros socorros básicos, o modo de contenção correta, além de transporte e conduta adequada com os animais encalhados. Também foram demonstrados os procedimentos de biometria, registro de encalhe e espécie, identificação de sexo, etc. Entre os dias 12 e 16 de setembro, os voluntários participaram da parte teórica da capacitação assistindo palestras de pesquisadores do PMM e de membros da equipe de resgate do Projeto Manatí. A ação representou, portanto, uma complementação ao conteúdo transmitido anteriormente e uma oportunidade prática de aprender técnicas e informações sobre a biologia e comportamento dos mamíferos marinhos.




O Projeto Manatí é executado pela AQUASIS e SESC Ceará com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

5 comentários:

  1. Quando será o próximo treinamento?
    Gostaria de obter informações referentes, com antecedência se possível. Existe alguma forma de divulgação? Tenho interesse em participar das teóricas de capacitação e dos treinamentos. Irão formar novas equipes?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. existe algum email em q eu possa entrar em contato com vcs? obrigada marina

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Heliene,

    Fazemos a divulgação do treinamento através de cartazes nas Universidades em Fortaleza, principalmente na UFC e UECE, mas também colocamos a noticia no Blog.

    Geralmente fazemos apenas um treinamento deste tipo por ano. Fique de olho no Blog que sempre postamos o Edital, ok.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marina,

    Caso seu interesse seja no programa de voluntariado, pode escrever para voluntarios.aquasis@gmail.com e falar com a bióloga Katherine Choi.

    ResponderExcluir
  5. Vou aguardar as novas atualizações pelo Blog, obrigada!! Não estudo nem na UFC nem UECE por isso fica difícil receber essas informações com antecedência,

    mais uma vez obrigada!
    Heliene.

    ResponderExcluir