quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Baleia Piloto é tratada e solta por equipe do Projeto Manatí

No fim da tarde do último domingo, dia 13 de novembro, a equipe de plantão do Projeto Manatí recebeu uma ligação de moradores do litoral reportando o encalhe de uma baleia viva de aproximadamente 4m em um banco de areia dentro do Rio Pirangi, no leste do Ceará. Devido ao difícil acesso ao local, a equipe atendeu ao chamado apenas na manhã seguinte.

O animal, um macho adulto da espécie baleia piloto-de-peitorais-curtas (nome científico Globicephala macrorhynchus) foi desencalhado com ajuda de moradores da região que passaram a noite no local. Após isto, a baleia foi levada para a margem oeste do Rio Pirangi, para a comunidade de Parajuru, em Beberibe.



O médivo veterinário do Projeto Manatí, Vitor Luz, verificou que o animal estava bem magro e com odor fétido na respiração, indicando infecção pulmonar, que foi confirmada através de exames de sangue.

A baleia foi mantida em uma estrutura flutuante dentro do rio, onde foi medicada e alimentada através de uma sonda. No dia seguinte, foi observada significante melhora do quadro do animal, que mostrou-se com boa flutuabilidade e força. Assim, para minimizar o estresse do manejo, a equipe optou por soltar a baleia com a ajuda de uma embarcação.




Na manhã desta quarta-feira, a equipe do Projeto Manatí, patrocinado pela Petrobras, junto com voluntários da região, colocou a baleia em uma jangada de 6m de comprimento, que foi puxada por um barco lagosteiro motorizado até 10 milhas da costa. O animal foi solto e nadou em direção ao norte, para águas profundas, habitat das baleias pilotos. As praias da região serão monitoradas para verificar se o animal irá encalhar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário