quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Manatí inicia capacitações nas comunidades costeiras

A Campanha de capacitação de colaboradores para o atendimento a encalhes de mamíferos marinhos começou a ser realizada nas comunidades costeiras do estado do Ceará. Após a realização dos cursos para parceiros institucionais em Fortaleza e região metropolitana, a campanha avançou para o litoral oeste, onde foram ministradas aulas nos municípios de Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Itarema entre os dias 09 e 13 de agosto.
               Os cursos tiveram como objetivo principal informar os colaboradores sobre as medidas de primeiros socorros que podem ser tomadas em casos de encalhes de animais vivos e sobre como proceder em casos de animais mortos. Inicialmente foram realizadas aulas teóricas sobre a biologia desses animais, causas de encalhe, como proceder ao encontrar um animal na praia e a importância da atividade para a conservação. Em seguida foram realizadas aulas práticas sobre medidas de primeiros socorros utilizando uma réplica de um golfinho.
               
               O Coordenador de Resgates, Antônio C. Amâncio, e o estagiário José Pitombeira ministraram os cursos paralelamente ao monitoramento de praias realizado entre Barroquinha e Itarema. Representantes de comunidades dos seis municípios compreendidos nesse trecho estiveram presentes e receberam kits do Projeto Manatí contendo camiseta, boné, caderno e cartilha ilustrada de resgate de mamíferos marinhos, além de certificado de participação.
               A primeira capacitação foi realizada no dia 09 de agosto na Colônia de Pescadores de Camocim. Participaram 10 pessoas de comunidades costeiras do município e também de Barroquinha. Após a apresentação, durante o monitoramento de praias, a equipe encontrou uma carcaça de boto-cinza na Praia do Maceió, situada em Camocim.
               O segundo curso foi realizado no dia 11 de agosto em Jijoca de Jericoacoara, na Escola Nossa Senhora da Conceição, onde nove participantes do município e também da cidade de Cruz foram capacitados.

               A terceira apresentação ocorreu no dia 13 de agosto na sede do Projeto Tamar em Almofala, município de Itarema. Além de técnicos do Projeto e moradores do município, participantes de comunidades de Acaraú também estiveram presentes, totalizando sete pessoas capacitadas.



               No total foram capacitados 26 colaboradores de todos os municípios do litoral extremo oeste do Ceará. A próxima etapa da campanha será executada no litoral leste do estado, entre os municípios de Aquiraz e Icapuí, em meados de setembro.
            
              As capacitações fazem parte da campanha de formação de multiplicadores do Projeto Manatí, executado pela Aquasis e SESC Ceará com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. No total já foram capacitados 153 colaboradores, mas a campanha continua até outubro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário