quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto Manatí realiza palestra e oficina de reaproveitamento de óleo durante o I Encontro SESC Povos do Mar

Realizado entre os dias 18 e 21 de Agosto no SESC Iparana, o I Encontro SESC Povos do Mar reuniu mais de 500 participantes representando as 44 comunidades litorâneas do Ceará. Danças regionais, exposições de artesanato, oficinas e rodas de conversa permearam os 4 dias de evento.
Na manhã do dia 20, as técnicas do Projeto Manatí, Juliana Umezaki e Katherine Choi, ministraram a oficina de reaproveitamento de óleo para confecção de sabão. A atividade contou com a presença de 13 participantes que foram instruídos sobre a problemática do descarte incorreto do óleo de cozinha usado no meio ambiente. A mesma oficina foi desenvolvida pela equipe da Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí nos municípios de Aracati e Icapuí, no Ceará. O próximo destino da Campanha será Cajueiro da Praia, no Piauí.


No período da tarde, ocorreu a roda de conversa: “Projetos e Estratégias para a Conservação Ambiental” liderada pela presidente da AQUASIS, Cristine Negrão, e pela coordenadora do Programa de Áreas Protegidas da AQUASIS, Thaís Moura Campos.


Foram apresentadas as atividades de resgate e reabilitação de mamíferos marinhos, monitoramentos de praia, campanhas de informação e educação ambiental desenvolvidas no Projeto Manatí e as ações relacionadas à criação da Área Marinha Protegida no litoral leste do Ceará. A roda de conversa foi composta por mais de 100 participantes que discutiram a importância de ambos os projetos para a conservação do ambiente marinho e manifestaram o apoio às iniciativas de proteção ambiental.
O Projeto Manatí é executado pela Aquasis e SESC Ceará, como o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. O principal objetivo do projeto é a conservação do peixe-boi marinho, o mamifero aquatico mais ameaçado de extinção do Brasil, e ações de informação e conscientização ambiental são essenciais para proteger a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário