quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Projeto Manatí resgata dois filhotes vivos de peixe-boi em Pontal do Maceió

Os dois foram encontrados encalhados no mesmo local em Pontal do Maceió, na cidade de Fortim



Ontem o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos recebeu uma ligação no início da manhã relatando dois encalhes de peixes-bois adultos na praia de Pontal do Maceió, no município de Fortim. A nossa equipe de resgate se deslocou o mais rápido possível até o local e encontrou, para a surpresa dos membros, dois filhotes recém nascidos vivos, próximos um ao outro.


Romário, membro da equipe, transportando um dos animais
Os pequenos foram imediatamente levados para o Centro de Reabilitação da Aquasis. Normalmente, procura-se a mãe do filhote encalhado para tentar a devolução segura para a natureza, mas, devido à idade e ao estado bastante debilitado dos animais, às fortes correntes do local e ao fato de terem sido encontrados dois filhotes, a equipe optou por resgatá-los. A busca pela mãe está sendo realizada pelos parceiros da Aquasis do projeto Cetáceos da Costa Branca, executado pela UERN (os mesmos que encontraram a Alva!).
Agora os filhotes estão juntos habitando um dos nossos tanques e sendo examinados pela nossa equipe veterinária. Por enquanto, os dois ainda estão assustados com a sua nova situação mas apresentam quadro de saúde estável. Estamos aguardando os resultados dos exames para saber um pouco mais sobre sua condição e para confirmar se os dois são, de fato, irmãos gêmeos.


Os dois se mantendo firmes e unidos no seu tanque do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos

Parabéns para a equipe de resgate do Projeto Manatí, que foram os heróis do dia, à Petrobras e ao Sesc que ajudam o nosso projeto mantendo-o sempre preparado e bem equipado, e parabéns aos pequenos filhotes de peixe-boi marinho, que resistiram bravamente a horas e horas de desidratação e exposição ao sol.

Agora, no final do expediente, o trabalho da equipe é decidir como batizar os dois prováveis irmãos. Tico e Teco? Leando e Leonardo? B1 e B2? Se você tem uma sugestão, ela é bem vinda.





2 comentários: