sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reta final da construção do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos

A obra do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, uma das ações do Projeto Manatí, está na reta final. A estrutura, localizada no SESC IParana, em Caucaia (CE), receberá filhotes de peixe-boi marinho encalhados no leste do Ceará e Noroeste do Rio Grande do Norte, região recordista de encalhes da espécie no país. O resgate dos filhotes é feito pela Aquasis e pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (UERN), membros do Conselho gestor da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE).

Vista entrada Bloco CRMM

Vista interna corredor Bloco CRMM

Vista Tanques de Quarentena e Bloco CRMM

Tanque de reabilitação final e isolamento


A construção deste centro será um marco na história da conservação da espécie no Brasil. Até hoje, os animais que encalhavam nessa região eram transportados para o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), em Pernambuco, única estrutura de reabilitação no país com capacidade de realizar a completa reabilitação de peixe-boi marinho. Com isso, os animais reabilitados foram soltos na Paraíba ou em Alagoas, locais mais próximos ao CMA. Com a nova estrutura no Ceará, os animais reabilitados poderão retornar ao seu local de origem, aumentando as chances de restabelecimento da população de peixes-bois da região.

Filhote recebendo alimentação 

Peixe-boi em Picos, Icapuí-CE (Foto: Ciro Albano)

A estrutura contará com laboratório, ambulatório, cozinha dos animais, alojamento, e sete tanques de reabilitação, sendo três de quarentena e um de isolamento. Os tanques serão alimentados por água salobra tratada e todo o efluente dos tanques será tratado numa estação de tratamento de efluente, e será reutilizado nos tanques. Na concepção do projeto, foi adotado um conceito ecológico, como o uso de tijolos prensados de solo/cimento, de telhas feitas de tubo de pasta de dente, e da construção de um sistema de captação de água da chuva, dando características de edificação verde à estrutura.

O Projeto Manatí é executado pela Aquasis com o apoio do SESC Ceará e tem patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Conta também com o apoio da Madeireira Escala e da AquaBombas. O projeto é dos arquitetos Rejane Santana e Geraldo Magela, da Projec; e a execução da obra está sendo realizada pela Royal Construções Ltda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário