quinta-feira, 23 de julho de 2015

Icapuí dá o exemplo e aprova lei em defesa do peixe-boi marinho

Icapuí, além de linda, cada vez mais comprometida com o seu patrimônio natural.

























Ontem a prefeitura de Icapuí tomou uma importante decisão em prol da conservação do meio ambiente. Foi aprovada a lei N° 655/2015, que declara patrimônio natural do município de Icapuí a população nativa de peixes-boi marinhos e delega ao poder público municipal e à coletividade a proteção da espécie e seus habitats.

Essa é uma ótima notícia. Icapuí não é só uma região de beleza exuberante, como outras cidades turísticas da orla cearense, mas um ponto estratégico para a manutenção da vida marinha em todo o seu entorno.

O manguezal da Barra Grande é um importante ecossistema para diversas espécies marinhas.

É que em Icapuí existe uma grande diversidade de ecossistemas: campos de dunas, caranaubais, falésias e, mais importante, manguezais. Lá estão localizados o manguezal da Barra Grande e o Banco dos Cajuais, duas áreas críticas para o peixe-boi e várias outras espécies. Esses ecossistemas são considerados berçários da vida marinha. Muitos animais dependem da área para se reproduzir e se alimentar. De mariscos a espécies de aves migratórias, da lagosta ao peixe-boi. E como se isso não fosse motivo o suficiente para preservar o manguezal da Barra Grande e o Banco dos Cajuais, a economia local também é extremamente dependente desses ecossistemas. A destruição da vegetação do Banco dos Cajuais, por exemplo, está diretamente ligada à diminuição da oferta de lagosta para pesca no oceano. Em Icapuí, todo mundo precisa do mar.



Vindas dos EUA e Canadá a caminho da Patagônia, aves migratórias para em Icapuí para se alimentar.











Durante anos instituições como a Aquasis e outras lutaram para preservar esses biomas da especulação imobiliária e ocupação por fazendas de camarão, salinas e parques eólicos. Agora, felizmente, a lei está mais do nosso lado do que antes. Afinal, conservar o peixe-boi, patrimônio natural do município, significa conservar também as condições naturais necessárias para a sua existência.

Parabenizamos o município e a prefeitura de Icapuí pela responsabilidade e compromisso com o peixe-boi e com o meio ambiente. Agora vamos ficar de olho para ver a lei sendo cumprida.

O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Você também pode ajudar a salvar o peixe-boi, seja um doador! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário