quarta-feira, 28 de março de 2012

Construção do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos tem conceito sustentável

As obras do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, uma das ações do Projeto Manatí, foram iniciadas em dezembro de 2011 na Colonia Ecológica do SESC IParana, em Caucaia. O Projeto Manatí é executado pela Aquasis e SESC Ceará com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e o seu principal objetivo é a conservação do peixe-boi marinho, o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.
  O conceito da construção foi pensado de forma sustentável desde o início, na concepção do projeto arquitetônico pelos arquitetos Geraldo Magela e Rejane Santana (Projec), priorizando a diminuição dos impactos através do uso de materiais recicláveis ou de baixo impacto, como tijolos e telhas; do tratamento e reutilização da água dos tanques de reabilitação; da captação de água da chuva; e do transplante de árvores nativas localizadas no local da implantação das estruturas.

Os tijolos ecológicos estão sendo fabricados pela própria construtora, Royal Construções Ltda., num processo em que não é necessária a realização da queima, evitando a liberação de gases poluentes no meio ambiente.


 A elaboração do projeto arquitetônico também foi feita de forma a retirar o mínimo possível de árvores do local, realizando o transplante das nativas, como um jatobá de cerca de seis metros de altura, que foi transplantado esta semana.

A previsão para o fim das obras é julho deste ano, assim os peixes-bois que encalharem no CE e RN no fim deste ano, já poderão ser completamente reabilitados na própria estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário