As obras do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, uma das ações do Projeto Manatí, foram iniciadas em dezembro de 2011 na Colonia Ecológica do SESC IParana, em Caucaia. O Projeto Manatí é executado pela Aquasis e SESC Ceará com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e o seu principal objetivo é a conservação do peixe-boi marinho, o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.
O conceito da construção foi pensado de forma sustentável desde o início, na concepção do projeto arquitetônico pelos arquitetos Geraldo Magela e Rejane Santana (Projec), priorizando a diminuição dos impactos através do uso de materiais recicláveis ou de baixo impacto, como tijolos e telhas; do tratamento e reutilização da água dos tanques de reabilitação; da captação de água da chuva; e do transplante de árvores nativas localizadas no local da implantação das estruturas.
Os tijolos ecológicos estão sendo fabricados pela própria construtora, Royal Construções Ltda., num processo em que não é necessária a realização da queima, evitando a liberação de gases poluentes no meio ambiente.
A elaboração do projeto arquitetônico também foi feita de forma a retirar o mínimo possível de árvores do local, realizando o transplante das nativas, como um jatobá de cerca de seis metros de altura, que foi transplantado esta semana.
A previsão para o fim das obras é julho deste ano, assim os peixes-bois que encalharem no CE e RN no fim deste ano, já poderão ser completamente reabilitados na própria estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário