quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Baleia Piloto encalha viva na Praia do Preá, litoral oeste do Ceará.

Na manhã de ontem, duas baleias-piloto foram avistadas vivas próxima a zona de arrebentação na Praia do Preá, município de Cruz, no litoral oeste do Ceará. O Secretário de Pesca do Município, Sr. Carlos Dias, entrou em contato com a equipe de resgate do Projeto Manatí para informar sobre o possível encalhe dos animais.
Minutos mais tarde, a equipe foi informada que um dos animais, com cerca de 3m de comprimento, havia encalhado e o outro havia retornado ao mar. Seguindo as instruções do Coordenador de Resgate do Projeto, o biólogo Antonio Carlos Amancio, moradores da comunidade mantiveram a baleia dentro do mar, na superfície, sob orientação do Sr. Fábio Lima, parceiro da Aquasis que participou do curso de capacitação para atendimento a encalhes de mamíferos marinhos, ministrado pelo Projeto Manatí em 2011.
A equipe de resgate chegou ao local do encalhe, distante 278km da sede da Aquasis, às 13:00h. O médico veterinário Vitor Luz, observou que a baleia estava muito machucada e debilitada e que seria necessário transferi-la para um local com águas calmas para a realização de um exame mais minucioso, coleta de sangue para análise e aplicação de medicamentos. Então, o animal foi levado para uma piscina de água salgada, cedida pela Sra. Patricia, da Pousada Mistral,  na própria comunidade. Infelizmente, após o manejo e administração de medicamentos, a baleia entrou em choque e veio a óbito.





Durante a necropsia, no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, foi observada uma grande infestação de parasitos no ouvido interno do animal, o que deve ter causado desorientação e o encalhe. Este tipo de infestação é de difícil tratamento, uma vez que após ministrado medicamento para matar os parasitos, eles permanecem no ouvido interno e entram em decomposição, gerando uma infecção.

As baleias pilotos são animais oceânicos que ocorrem principalmente em áreas de ressurgência, onde há grande abundancia de lulas, alimento principal desta espécie. No Ceará, onde as águas costeiras são pobres em nutrientes e tem pequena abundancia de presas, acredita-se que estes animais ocorram na quebra da plataforma continental.
O resgate e a reabilitação de mamíferos marinhos no estado do Ceará é uma das ações do Projeto Manatí, executado pela Aquasis e SESC Ceará, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

2 comentários:

  1. Oi Dirlene, entre no nosso site (www.projetomanati.org.br), lá vc encontra mais informações sobre o projeto e email de contato.

    ResponderExcluir