segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Boto-cinza encalha morto na Beira-mar de Fortaleza

No início desta manhã, um boto-cinza (Sotalia guianensis), encalhou morto na Beira-mar de Fortaleza. A equipe de resgate do Projeto Manatí, executado pela ONG Aquasis, se deslocou ao local assim que recebeu a chamada. O animal, uma femea jovem de 1,65m, tinha marcas de rede de pesca no corpo, o que indica que morreu capturada acidentalmente em rede de pesca. Esta é a maior ameaça a espécie no Ceará.




Esta população de botos-cinza que habita a Enseada do Mucuripe, em Fortaleza, é uma população muito pequena, com cerca de 50 animais, que sofre intensos impactos antrópicos, como a poluição química adivinda de esgoto doméstico, do porto e do estaleiro, além da poluição sonora do trafego de embarcações e obras costeiras, como a que será realizada na requalificação da beira-mar. Com tudo isso, estes animais podem desaparecer para sempre da região, se medidas de precaução não forem tomadas. A Aquasis acredita ser imprescindível o monitoramento desta população de botos antes, durante e após as obras, para mensurar os impactos e identificar formas de mitigá-los.


O resgate de mamiferos marinhos encalhados na costa cearense é uma das ações do Projeto Manatí, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Assim, é possível identificar quais as espécies ocorrem na nossa costa e quais são as causas de morte destes animais.
No momento, o animal está sendo necrospiado no Centro de Reabilitação de Mamiferos Marinhos, no SESC Iparana. Serão coletadas amostras para análise e definida se a causa da morte foi asfixiamento causado pela captura em rede de pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário