quinta-feira, 23 de julho de 2015

Icapuí dá o exemplo e aprova lei em defesa do peixe-boi marinho

Icapuí, além de linda, cada vez mais comprometida com o seu patrimônio natural.

























Ontem a prefeitura de Icapuí tomou uma importante decisão em prol da conservação do meio ambiente. Foi aprovada a lei N° 655/2015, que declara patrimônio natural do município de Icapuí a população nativa de peixes-boi marinhos e delega ao poder público municipal e à coletividade a proteção da espécie e seus habitats.

Essa é uma ótima notícia. Icapuí não é só uma região de beleza exuberante, como outras cidades turísticas da orla cearense, mas um ponto estratégico para a manutenção da vida marinha em todo o seu entorno.

O manguezal da Barra Grande é um importante ecossistema para diversas espécies marinhas.

É que em Icapuí existe uma grande diversidade de ecossistemas: campos de dunas, caranaubais, falésias e, mais importante, manguezais. Lá estão localizados o manguezal da Barra Grande e o Banco dos Cajuais, duas áreas críticas para o peixe-boi e várias outras espécies. Esses ecossistemas são considerados berçários da vida marinha. Muitos animais dependem da área para se reproduzir e se alimentar. De mariscos a espécies de aves migratórias, da lagosta ao peixe-boi. E como se isso não fosse motivo o suficiente para preservar o manguezal da Barra Grande e o Banco dos Cajuais, a economia local também é extremamente dependente desses ecossistemas. A destruição da vegetação do Banco dos Cajuais, por exemplo, está diretamente ligada à diminuição da oferta de lagosta para pesca no oceano. Em Icapuí, todo mundo precisa do mar.



Vindas dos EUA e Canadá a caminho da Patagônia, aves migratórias para em Icapuí para se alimentar.











Durante anos instituições como a Aquasis e outras lutaram para preservar esses biomas da especulação imobiliária e ocupação por fazendas de camarão, salinas e parques eólicos. Agora, felizmente, a lei está mais do nosso lado do que antes. Afinal, conservar o peixe-boi, patrimônio natural do município, significa conservar também as condições naturais necessárias para a sua existência.

Parabenizamos o município e a prefeitura de Icapuí pela responsabilidade e compromisso com o peixe-boi e com o meio ambiente. Agora vamos ficar de olho para ver a lei sendo cumprida.

O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Você também pode ajudar a salvar o peixe-boi, seja um doador! 

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Divulgado edital para seleção de monitores para o espaço de visitantes do CRMM

Edital de seleção
Monitor do espaço de visitantes do CRMM/AQUASIS

Número de vagas: 01
09 de Julho de 2015


A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) está abrindo 01 (uma) vaga para MONITOR para trabalhar no Espaço de Visitantes do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), localizado dentro da Colônia Ecológica do SESC, em Iparana, Caucaia, Ceará. A Aquasis é uma organização sem fins lucrativos que atua com pesquisa e conservação de espécies ameaçadas de extinção no nordeste do Brasil.

FUNÇÃO
A principal responsabilidade do monitor é o atendimento ao público em geral (hóspedes do SESC Iparana, grupos de estudantes universitários, escolas, etc.)
ATIVIDADES
  1. Zelar pela limpeza e organização do Espaço de Visitantes do CRMM/AQUASIS;
  2. Fornecer informações principalmente a respeito dos mamíferos marinhos, Projeto Manatí, CRMM e filhotes de peixe-boi que estão em reabilitação;
  3. Realizar atividades de Educação Ambiental (contação de estórias, oficinas, palestras) conforme solicitado pelo seu coordenador;
  4. Preencher diariamente uma planilha com os atendimentos realizados no dia;
  5. Elaborar um relatório mensal compilando as informações dos atendimentos realizados no Espaço;
  6. Reportar ao coordenador da Educação Ambiental qualquer dificuldade ou problema encontrado;
  7. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho;
  8. Realizar outras atribuições pertinentes ao cargo e conforme orientação de seu coordenador.
PRÉ-REQUISITOS:
  1. Estudante de graduação de Biologia, Turismo, Veterinária, Oceanografia, Ciências Ambiental, ou áreas afins com matrícula ativa;
  2. Ser organizado, pontual, ter iniciativa e ser comprometido com o trabalho;
  3. Facilidade de comunicação.
DIFERENCIAL DESEJÁVEL:
  1. Fluência em língua inglesa;
  2. Experiência com educação ambiental.
REGIME DE TRABALHO:
30 horas semanais

CONTRATAÇÃO:
O estudante contará com o auxílio de uma bolsa mensal no valor total de R$400,00, mais benefícios conforme a Lei do Estágio Nº 11.788/2008.

SELEÇÃO:
Entregar Currículo com contato para entrevista até dia 16/07/15 na administração da AQUASIS ou na coordenação do CRMM/Aquasis; ou pelo e-mail umezaki.ju@gmail.com com o Assunto: SELEÇÃO PARA MONITOR/CRMM. Os pré-selecionados serão divulgados até dia 20/07/15. Entrevistas com os pré-selecionados a serem realizadas entre os dias 21 e 28/07/15.



Em caso de dúvidas referentes ao processo de seleção, entrar em contato pelo telefone (85) 3318-4911 ou pelo e-mail umezaki.ju@gmail.com com o Assunto: DÚVIDA SOBRE SELEÇÃO PARA MONITOR/CRMM.  

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Divulgado edital para seleção de tratador de animais no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos


VAGA PARA TRATADOR DE ANIMAIS
NÚMERO DE VAGAS: 01
29 de Junho de 2015


A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) está abrindo 01 (uma) vaga para TRATADOR DE ANIMAIS, para trabalhar no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), localizado dentro da Colônia Ecológica do SESC, em Iparana, Caucaia, Ceará. A Aquasis é uma organização sem fins lucrativos que atua com pesquisa e conservação de espécies ameaçadas no nordeste do Brasil.


FUNÇÃO
As responsabilidades principais do cargo de tratador incluem os cuidados diários com filhotes de peixe-boi marinho, além do manejo de outras espécies de mamíferos marinhos em reabilitação no CRMM ou em cativeiro em ambiente natural.



ATIVIDADES
  1. Receber e providenciar a limpeza e armazenamento adequados aos alimentos dos animais no CRMM, conforme protocolos estabelecidos;
  2. Fornecer alimentação aos animais, verificando o aproveitamento;
  3. Manter a limpeza e organização das cozinhas e outros ambientes do CRMM;
  4. Auxiliar no manejo e transporte dos animais em reabilitação no CRMM;
  5. Auxiliar no manejo e transporte dos animais fora do CRMM, conforme solicitação da sua coordenação;
  6. Auxiliar no tratamento médico e cirúrgico dos animais;
  7. Reportar aos médicos veterinários qualquer alteração comportamental ou de saúde dos animais em reabilitação;
  8. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho;
  9. Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletiva;
  10. Realizar outras atribuições pertinentes ao cargo e conforme orientação de seu coordenador;
  11. Participar de escala de revezamento e plantões sempre que houver necessidade, conforme acordado com seu coordenador.

PRÉ-REQUISITOS:
  1. Ensino Médio Completo.
  2. Ser organizado, ter iniciativa e ser comprometido com o trabalho.
  3. Ser maior de idade.

DIFERENCIAL DESEJÁVEL:
  1. Possuir curso técnico de auxiliar de veterinária.

Regime de Trabalho:
44 horas semanais

Contratação:
O profissional será contratado em regime de CLT, sendo o salário bruto no valor de R$ 990,96 (incluso Insalubridade).

Benefícios:
Almoço no local de trabalho.

Seleção:

Entregar Currículo com contato para entrevista até dia 10/07/15 na coordenação do CRMM/Aquasis ou na administração da AQUASIS ou pelo e-mail selecao.aquasis@gmail.com com o Assunto: SELEÇÃO PARA TRATADOR. Os pré-selecionados serão divulgados até dia 14/07/15. 


Em caso de dúvidas referentes ao processo de seleção, entrar em contato pelo telefone (85) 3113-2137 ou pelo e-mail selecao.aquasis@gmail.com com o Assunto: DÚVIDA SOBRE SELEÇÃO PARA TRATADOR.