segunda-feira, 8 de junho de 2015

8 de junho é o dia do boto-cinza em Fortaleza


O boto-cinza (Sotalia guianensis) é um golfinho pequeno, que mede cerca de 2m, de coloração acinzentada clara ou escura que habita águas quentes da Nicarágua, na América Central, ao litoral de Santa Catarina, no sul do Brasil. Normalmente a espécie é encontrada em regiões costeiras, em áreas estuarinas, baías e enseadas. Muitos cearenses antigos já tiveram o prazer de avistar, de embarcações ou dos espigões da beira-mar, esses animais saltando no oceano. Mas o quadro não é tão positiva para a espécie no Brasil e no estado do Ceará.

A última lista nacional de espécies ameaçadas aponta o boto-cinza como vulnerável. No Ceará, essa espécie é a que mais sofre com encalhes. Em Fortaleza, uma população de apenas 41 animais ainda resiste na enseada do Mucuripe. Hoje, já não são mais tão frequentes as avistagens desse mamíferos que embelezam o mar da cidade.


O boto-cinza sofre bastante com a ação humana. Fatores como a poluição e contaminação de esgotos; ruídos intensos causados por dragagens, construções de píers e movimentação de embarcações; perda de habitat natural devido à criação de aterros e espigões e frequentes capturas acidentais em redes de pesca são impactos de difícil reversão e extremamente prejudiciais para a espécie. Dos animais que habitam o Mucuripe, muitos já apresentam doenças por causa da péssima qualidade da água; monitoramentos encontram com extrema frequência animais mortos devido ao emalhe em redes de pesca. Biólogos afirmam que a situação do boto-cinza no estado é crítica e necessita de cuidados urgentes.

No Ceará, a Aquasis se dedica também à conservação dessa espécie. O Projeto Manatí realiza monitoramentos de praia e pesquisas para o levantamento de dados sobre a espécie, como causas de mortalidade, alimentação, distribuição, estatísticas de encalhes e regiões críticas, que possibilitam a criação de políticas de conservação desse animal; equipes de resgate ficam a postos para a possibilidade de prestar atendimento veterinário para animais encalhados com vida; e, ainda, campanhas de educação ambiental e conscientização são realizadas com as comunidades costeiras.













Como parte desses trabalhos, a Aquasis desenvolveu uma proposta de lei (aprovada pela câmara em 13 de dezembro de 2012) que garantiu que o boto-cinza fosse declarado como Patrimônio Natural do Município de Fortaleza, instituindo o dia 8 de junho (dia dos oceanos) como o dia do boto-cinza em Fortaleza.

A intenção é inceitivar a valorização, o carinho e os cuidados do poder público e da sociedade com a população de botos que vive na enseada do Mucuripe, que além de atrativo natural para a cidade, é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico, garantindo os recursos da pesca dos quais dependem tantos fortalezenses. Mas, infelizemente, ainda são poucas as pessoas que andam comemorando o dia do boto-cinza.











O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Você também pode ajudar a salvar o peixe-boi, seja um doador!