terça-feira, 14 de agosto de 2012

Programa de Mamíferos Marinhos prorroga inscrições para o edital de seleção de voluntários


A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis, organização sem fins lucrativos sediada em Caucaia, Ceará, com atuação há 18 anos na conservação da biodiversidade, comunica a abertura de vagas para voluntários (graduandos, pós-graduandos e profissionais) do Programa de Mamíferos Marinhos, para o período de setembro de 2012 a julho de 2013.

Objetivos
§  Estimular o conhecimento básico sobre biologia, medicina e estratégias de conservação de mamíferos marinhos que ocorrem no litoral do Ceará;
§  Participação e apoio nas viagens de campo referentes a monitoramento de praias;
§  Auxílio nas atividades de resgate, reabilitação e necropsia de mamíferos marinhos efetuadas pela Aquasis dentro de sua área de atuação (litoral do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte).

Requisitos
§   Disponibilidade para atuar nos encalhes e na reabilitação de mamíferos marinhos;
§   Disponibilidade para viagens de campo (5 dias/mês);
§   Disponibilidade para apresentação de seminários na sede da Aquasis uma vez por mês;
§   Pró-atividade, habilidade em trabalho em equipe e criatividade.

Inscrição
Os interessados deverão enviar a seguinte documentação (A/C Katherine Choi): currículo, carta de intenção e confirmação de disponibilidade da carga horária requisitada e carta de recomendação de dois profissionais da área ou professores. A documentação deve ser enviada até o dia 31 de agosto de 2012, data de postagem. A documentação poderá ser encaminhada para voluntarios.aquasis@gmail.com (assunto: SELEÇÃO VOLUNTÁRIO PMM) ou para o endereço: Aquasis – Programa Mamíferos Marinhos / VOLUNTARIADO. SESC Iparana, Av. José de Alencar, 150. Caucaia, Ceará. CEP: 61627-010.

Seleção
§   A seleção será realizada em duas etapas: análise da documentação enviada e entrevista presencial. Os pré-selecionados na primeira etapa serão contatados até o dia 04 de setembro de 2012 para marcar a entrevista.
§   O resultado da seleção será divulgado através de e-mail para todos os candidatos, até o dia 14 de setembro de 2012.
§   O candidato selecionado será contatado pela Coordenação de Estágio do PMM para maiores informações.



Outras disposições
§   O candidato selecionado deverá assinar um Termo de Adesão ao trabalho voluntário, de acordo com a Lei n° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
§   O voluntário terá direito a refeições no restaurante do SESC Iparana durante os dias em que estiver presente na sede da Aquasis, assim como refeições e hospedagem em viagens de campo.
§   O trabalho voluntário é não-remunerado, e o deslocamento do voluntário até a sede da Aquasis é por conta do mesmo.
§   As viagens de campo referem-se a monitoramento de praias mensais no litoral do Ceará, para registro de encalhe de mamíferos marinhos.
§   A participação em procedimentos de resgate, reabilitação, soltura e necropsia de mamíferos marinhos será realizada sob demanda, de acordo com os encalhes que venham a ocorrer no período. Em eventos de encalhes, a equipe muitas vezes está sujeita a permanência em regimes de trabalho prolongado e em condições desgastantes, devendo o voluntário apresentar boa capacidade de relacionamento e de trabalho.

Poderão participar da seleção:
·        Estudantes de graduação e pós-graduação;
·        Profissionais das áreas: Ciências Biológicas, Oceanografia, Ciências Ambientais, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e áreas afins.


*Informações adicionais podem ser obtidas no telefone (85) 3318-4911 ou através do e-mail voluntarios.aquasis@gmail.com


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reta final da construção do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos

A obra do novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, uma das ações do Projeto Manatí, está na reta final. A estrutura, localizada no SESC IParana, em Caucaia (CE), receberá filhotes de peixe-boi marinho encalhados no leste do Ceará e Noroeste do Rio Grande do Norte, região recordista de encalhes da espécie no país. O resgate dos filhotes é feito pela Aquasis e pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (UERN), membros do Conselho gestor da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE).

Vista entrada Bloco CRMM

Vista interna corredor Bloco CRMM

Vista Tanques de Quarentena e Bloco CRMM

Tanque de reabilitação final e isolamento


A construção deste centro será um marco na história da conservação da espécie no Brasil. Até hoje, os animais que encalhavam nessa região eram transportados para o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), em Pernambuco, única estrutura de reabilitação no país com capacidade de realizar a completa reabilitação de peixe-boi marinho. Com isso, os animais reabilitados foram soltos na Paraíba ou em Alagoas, locais mais próximos ao CMA. Com a nova estrutura no Ceará, os animais reabilitados poderão retornar ao seu local de origem, aumentando as chances de restabelecimento da população de peixes-bois da região.

Filhote recebendo alimentação 

Peixe-boi em Picos, Icapuí-CE (Foto: Ciro Albano)

A estrutura contará com laboratório, ambulatório, cozinha dos animais, alojamento, e sete tanques de reabilitação, sendo três de quarentena e um de isolamento. Os tanques serão alimentados por água salobra tratada e todo o efluente dos tanques será tratado numa estação de tratamento de efluente, e será reutilizado nos tanques. Na concepção do projeto, foi adotado um conceito ecológico, como o uso de tijolos prensados de solo/cimento, de telhas feitas de tubo de pasta de dente, e da construção de um sistema de captação de água da chuva, dando características de edificação verde à estrutura.

O Projeto Manatí é executado pela Aquasis com o apoio do SESC Ceará e tem patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Conta também com o apoio da Madeireira Escala e da AquaBombas. O projeto é dos arquitetos Rejane Santana e Geraldo Magela, da Projec; e a execução da obra está sendo realizada pela Royal Construções Ltda.





segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cachalote anão encalha vivo no oeste do Ceará


No final da tarde da última quinta-feira, dia 02 de Agosto, a equipe de resgate do Projeto Manatí recebeu um chamado de encalhe de um cetáceo vivo na comunidade de Moitas, município de Amontada. Antes que a equipe chegasse ao local, o animal veio a óbito por volta das 18h50. Ao encontrar o golfinho, a equipe de resgate constatou que se tratava de um macho da espécie cachalote anão (Kogia sima).



A necropsia foi realizada no dia seguinte pela equipe de resgate e voluntários do Projeto Manatí no CRMM, em Caucaia. Não foram encontradas marcas de interações antrópicas (redes, linhas, etc.) e a causa primária da morte, segundo o médico veterinário Vitor Luz, foi um colapso cardio-respiratório. O animal também apresentava severas alterações em diversos órgãos. Outras causas secundárias ainda serão investigadas.




Conversando com algumas pessoas que estavam presentes no momento do encalhe, a equipe soube que o animal fora colocado no mar em duas tentativas de soltura e, no entanto, voltava a encalhar. Só depois de entrar em contato com a AQUASIS, as pessoas souberam que a conduta realizada não era correta. Um membro da equipe ainda instruiu pelo telefone que colocassem uma toalha sobre o animal, sem cobrir o espiráculo, para proteção contra o sol e vento e molhassem-no constantemente. Apesar da boa intenção em colocar o animal de volta no mar, esta conduta pode dificultar o salvamento destes animais, que já se encontram muito debilitados e fracos quando encalham

O resgate de mamíferos marinhos encalhados no Ceará é uma ação do Projeto Manatí, executado pela ONG Aquasis e o SESC Ceará, com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.